Mioma engorda? Causa câncer? Impede uma gravidez? Especialista esclarece.
O mioma é um tumor benigno, que se desenvolve a partir do tecido muscular do útero. O problema acomete 80% das mulheres em idade fértil, entretanto, não são todas que desenvolvem complicações. Mais comum entre mulheres que não tiveram filhos, os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças ou alterações do ciclo menstrual. Existem muitos mitos que envolvem este tema e o Dr. Marcos Tcherniakovsky, ginecologista obstetra e especialista em vídeo-endoscopia ginecológica, ajuda a esclarecer quatro mitos e uma verdade sobre o assunto. Veja a seguir:
Toda mulher que desenvolve mioma vai ter o aumento de peso como um dos principais sintomas? MITO
A obesidade é um dos principais fatores de risco para o problema. O ganho de peso também é um dos sintomas que, atrelados à queixas como o aumento repentino do fluxo menstrual, aumento da frequência urinária, aumento do volume abdominal e dificuldade para engravidar levam à desconfiança de um possível mioma. Mas, nem sempre o ganho de peso será um desses sintomas, embora seja um dos mais comuns. Além dos citados, pode haver fortes cólicas, sangramentos fora do período menstrual, dor durante a relação sexual e prisão de ventre.
Todas as mulheres que tiverem miomas vão precisar de tratamento? MITO
Das 80% das mulheres acometidas pelo problema, cerca de 30% vão apresentar sintomas que necessitam de atenção e cuidados específicos. Os miomas só devem ser tratados quando existirem alterações da qualidade de vida da mulher como muito sangramento e/ou muita dor ou quando estiver com um volume bastante grande, do contrário, ele requer acompanhamento periódico e exames para checagem da evolução, se houve ou não.
Todos os tipos de miomas causam infertilidade? MITO
A infertilidade é um dos sintomas da doença. Muitas vezes, as tentativas de engravidar passam de um ano e, quando há a investigação por parte de um especialista, existe algum tipo de mioma como causa, geralmente, os que se localizam dentro cavidade uterina e os que tem grandes volumes. Cada caso tem que ser individualizado, mas com o tratamento correto podemos aumentar as chances de ela engravidar. Em outros casos, haverá um pouco mais de dificuldade. No entanto, em outras situações, os miomas são tão pequenos que não atrapalham a gestação, não aumentam o risco de aborto e não geram nenhum prejuízo à gestação.
Quando existem sintomas, o mioma sempre é tratado com cirurgia? MITO
Mesmo havendo sintomas, nem sempre é necessária a intervenção cirúrgica. Isto porque, além dos medicamentos usados para controlar o tamanho e desconfortos do problema, hoje, é possível contar com métodos não invasivos ou minimamente invasivos para o tratamento.
Mioma NÃO vira câncer! VERDADE
O problema, se não tratado, pode comprometer o funcionamento dos órgãos como intestino e bexiga. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento com o especialista e o check-up no mínimo anual com o ginecologista! Mas, quando falamos sobre miomas uterinos, estamos falando de um tipo de tumor benigno, que não apresenta nenhum risco cientificamente comprovado de avançar para um estado de câncer.
Dr. Marcos Tcherniakovsky é Ginecologista e obstetra – Especialista em Vídeo-Endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia) e Endometriose. Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É médico responsável na Clínica Ginelife.
Solicitações para a imprensa:
Medellín Comunicação
E-mail: imprensa@medellincomunicacao.com.br