As cirurgias robóticas continuam em amplo crescimento no Brasil. Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2020, houve um aumento de mais de 90% no número de equipamentos de robótica cirúrgica instalados no país.
Ainda em 2020, dados do Programa de Cirurgia Robótica de uma rede de hospitais privados mostraram que o aumento de cirurgias gerais pela técnica foi de 11,8%, só no primeiro semestre.
“E quem ganha são os pacientes”, destaca o Dr. Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra, especialista em endometriose, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), que é especialista nessa cirurgia minimamente invasiva. O médico explica que dentre as vantagens desta técnica estão: maior precisão e segurança dos movimentos, eliminando qualquer tremor das mãos e até alcance de estruturas de difícil acesso, visão do campo cirúrgico de forma tridimensional e movimentos das mãos em 360º.
Para os casos de endometriose e doenças ginecológicas
O Dr. Marcos Tcherniakovsky destaca que essa tecnologia tem sido cada vez mais indicada para tratamentos de cirurgias para endometriose, principalmente para os casos com comprometimento intestinal e/ou da bexiga.
Outras cirurgias que podem se beneficiar desta técnica é a miomectomia (retirada de miomas) e histerectomia (retirada do útero). A cirurgia robótica faz parte dos procedimentos minimamente invasivos em que o trauma cirúrgico, tempo de internação e a recuperação pós-operatória são bem menores do que em uma cirurgia convencional. Para os locais em que esta técnica não está disponível, a laparoscopia convencional continua sendo uma excelente opção para abordagem das doenças pélvicas.
Dr. Marcos Tcherniakovsky é Ginecologista e obstetra – Especialista em Vídeo-Endoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia) e Endometriose. Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É médico responsável na Clínica Ginelife.
Solicitações para a imprensa:
Medellín Comunicação
E-mail: imprensa@medellincomunicacao.com.br